04/07/2013

Desde a origem na TV Globo, o caminho do dinheiro da propina à dirigentes da FIFA


O recém descoberto processo de autuação da TV Globo por sonegação de imposto de renda referente à Copa de 2002, tem um elo de ligação com o escândalo das propinas à dirigentes da FIFA, incluindo o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.


O site Swissinfo.ch, da TV pública da Suíça já divulgou reportagem há algum tempo onde diz:

"Inicialmente, em 2001, a Fifa havia dado queixa contra a ISL/ISMM, supostamente por causa de um pagamento antecipado de 60 milhões de dólares feito pela TV Globo por direitos de transmissão da Copa de 2002, que a ISMM teria desviado para uma conta "secreta" em Liechtenstein, fora do controle da Fifa....Segundo o jornal suíço NZZ, embora a maioria dos "beneficiados" mencionados na documentação do processo continue nos seus cargos – como, por exemplo, os membros do Comitê Executivo da Fifa Nicolas Leóz (Paraguai) e Ricardo Teixeira (Brasil)"
Pelas recentes notícias, o caminho do dinheiro, parece ser este:

1) A Rede Globo compra uma empresa "offshore" no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas. Segundo a Receita Federal, a empresa foi de fachada para fazer a remessa do dinheiro.

2) Menos de um ano depois, a Rede Globo vende a empresa no paraíso fiscal e usa o dinheiro no exterior para pagar os direitos televisivos da Copa de 2002 à empresa ISL/ISMM, designada pela Fifa.

3) A ISL/ISMM desviou dinheiro para uma conta "secreta" em Liechtenstein.

4) Essa conta secreta foi usada para pagar propinas aos dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.


Mesmo que a propina em si tenha sido paga pela ISL/ISMM, o forte mau cheiro exalado deste conjunto de operações recomenda que a Rede Globo mostre o DARF (recibo de pagamento à Receita Federal) e explique com transparência ao distinto público, porque suas recentes notasa respeito do assunto tem sido evasivas.

Nenhum comentário: